Topo

Iowa tem maior surto de gripe aviária em frangos dos EUA

20/04/2015 20h39

Por Tom Polansek

CHICAGO (Reuters) - Autoridades em Iowa, principal produtor de ovos dos Estados Unidos, encontraram uma cepa letal da gripe aviária em milhões de galinhas numa granja de ovos nesta segunda-feira, o pior caso até agora de um surto nacional que fez Wisconsin declarar estado de emergência.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos afirmou que o rebanho de Iowa era de 5,3 milhões de aves, enquanto que a empresa que opera a granja disse havia 3,8 milhões. Não ficou claro o motivo da discrepância nos números.

Iowa já estava entre os 12 Estados norte-americanos que detectaram infecções de gripe aviária desde o início do ano. Os outros Estados com a doença são Arkansas, Idaho, Kansas, Minnesota, Missouri, Montana, Dakota do Norte, Oregon, Dakota do Sul, Washington e Wisconsin.

A gripe aviária é uma doença viral das aves. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças considera que o risco de infecções por humanos é baixo, e não há casos detectados em pessoas até agora.

As aves infectadas em Iowa estavam sendo criadas perto de Harris pela Nascer Farms, uma afiliada da Sonstegard Foods Company, disse a empresa. A granja abriga 3,8 milhões de galinhas, de acordo com a companhia, que vende ovos para fabricantes de alimentos, agências governamentais e varejistas.

"Nós fizemos um grande esforço para evitar que nossas aves contraíssem a gripe aviária, mas apesar dos melhores esforços, nós confirmamos que muitas das nossas aves estão testando positivo (para a doença)", disse a Sonstegard em comunicado.

As galinhas foram colocadas em quarentena, e as aves na propriedade serão abatidas para evitar a propagação da doença, disse o Departamento de Agricultura dos EUA. O vírus pode matar quase um rebanho inteiro dentro de 48 horas.

No Estado de Wisconsin, o governador Scott Walker declarou nesta segunda-feira estado de emergência, depois que três grupos de aves foram infectadas na semana passada, de acordo com um comunicado do seu gabinete. As aves infectadas eram frangos numa granja, perus e um bando de aves de quintal sem raça definida, com mais de 326 mil aves no total.

Ele autorizou a Guarda Nacional a ajudar a conter a doença, citando "poucos" recursos disponibilizados pelo governo federal.

O Departamento de Agricultura gastou 45 milhões de dólares até agora no combate ao surto de gripe aviária no país.

(Reportagem adicional de P.J. Huffstutter, em Chicago)