Topo

Militantes somalis matam 6 em ataque a bomba contra veículo da ONU

Abdiqani Hassan

Em Bosaso (Somália)

20/04/2015 07h36

O grupo militante somali Al Shabaab explodiu uma minivan que transportava funcionários para um escritório da ONU na região semiautônoma de Puntland nesta segunda-feira (20), matando seis pessoas, incluindo quatro do Unicef, informaram autoridades.

Imagens publicadas nas mídias sociais mostram um veículo branco manchado de sangue, com as janelas destruídas e o teto arrancado pela explosão, na capital da região administrativa, Garowe.

O Fundo das Nações Unidas para Infância e Juventude (Unicef) disse em comunicado que o ataque com um dispositivo explosivo improvisado aconteceu durante o trajeto do local de hospedagem dos funcionário para o escritório, e mais quatro trabalhadores da entidade ficaram gravemente feridos.

"Nossos pensamentos estão com as famílias dos quatro funcionários que foram mortos e com aqueles que ficaram feridos. Todos nós no Unicef estamos profundamente tristes e profundamente chateados", disse Anthony Lake, diretor-executivo do fundo.

Nicholas Kay, representante especial da ONU para a Somália, disse que dois seguranças também morreram no ataque.

"O total desrespeito pelas vidas das pessoas trabalhando nas necessidades humanitárias e de desenvolvimento das pessoas da Somália é desprezível", disse ele em comunicado.

O Al Shabaab, ligado à Al Qaeda, tem realizado uma série de ataques na Somália e países vizinhos na tentativa de impor um regime islâmico radical e derrubar o governo somali apoiado pelo Ocidente e por tropas africanas.

"Estamos por trás do ataque em Garowe", disse à Reuters o porta-voz das operações militares do Al Shabaab, xeique Abdiasis Abu Musab.

Mohamed Abdi, policial que esteve no local do ataque, havia dito mais cedo que nove pessoas tinham morrido, entre quenianos e somalis, mas o Unicef disse que os funcionários eram de vários países.

O autor do ataque também morreu, de acordo com a polícia.