Topo

Cofundador de Podemos, da Espanha, deixa cargos após criticar partido

30/04/2015 18h32

MADRI (Reuters) - O cofundador do partido Podemos Juan Carlos Monedero renunciou nesta quinta-feira aos cargos que ocupava no partido espanhol, contrário aos planos de austeridade, depois de se mostrar descontente com o rumo que estava tomando em ano eleitoral, informou o líder da legenda, Pablo Iglesias.

Monedero, que era secretário de Processo Constituinte e Programa, disse que se sentia decepcionado porque o partido que ajudou a criar estaria cada vez mais parecido aos grupos políticos que criticava.

"Apresentou sua demissão dos órgãos de direção do Podemos e aceitei", disse o secretário-geral do Podemos, Pablo Iglesias, a jornalistas. "Talvez Juan Carlos não seja um homem de partido, é um intelectual que precisa voar...", acrescentou.

O Podemos, que surpreendeu em maio do ano passado ao conseguir eleger cinco parlamentares para o Parlamento europeu, tem ajudado a desequilibrar o bipartidarismo que impera na Espanha desde a volta da democracia nos anos 1970.

Segundo uma pesquisa para a Cadena Ser divulgada nesta semana, o partido formado por professores universitários cairia para o quarto lugar depois do Partido Popular, o Partido Socialista e o Ciudadanos num panorama multipartidário muito estreito que obrigaria a fazer acordo após as eleições gerais previstas para o fim do ano.

(Por Inmaculada Sanz)