Topo

Navio francês de patrulha resgata 217 migrantes na costa da Líbia

02/05/2015 15h27

PARIS (Reuters) - Um navio francês de patrulha resgatou 217 migrantes de três pequenos barcos que tiveram problemas ao largo da costa da Líbia neste sábado, divulgou a polícia marítima em um comunicado.

O comandante Birot ajudou dezenas de pessoas em perigo e interceptou dois supostos traficantes de pessoas, de acordo com o comunicado.

"Os navios interceptados foram neutralizados", disse a polícia marítima, acrescentando que eles estavam respondendo a uma chamada do centro de coordenação de salvamento marítimo em Roma como parte da operação Triton da União Europeia.

Os migrantes resgatados e os suspeitos foram entregues às autoridades italianas, disse a polícia marítima baseada em Toulon, na França.

O mar é uma das principais rotas para a União Europeia para dezenas de milhares de migrantes, principalmente asiáticos e africanos que fogem da guerra e da pobreza, com quase 40 mil pessoas tendo chegado neste ano até o momento.

No mês passado, um barco migrante afundou, causando a perda de mais de 700 vidas e aumentando a pressão por ação por parte dos países da UE, que se comprometeram a intensificar as operações de busca e salvamento no sul do Mediterrâneo.

(Por James Regan)