Topo

Oposição polonesa comemora vitória em eleição; mercado está cauteloso

25/05/2015 16h09

VARSÓVIA (Reuters) - O principal partido de oposição da Polônia comemorou sua primeira vitória eleitoral nacional em uma década nesta segunda-feira, depois que seu candidato à Presidência surpreendeu derrotando o atual presidente, Bronislaw Komorowski.

Mas o mercado de ações de Varsóvia caiu, já que o partido Lei e Justiça, do vencedor Andrzej Duda, é considerado menos simpático ao empresariado e menos pró-União Europeia do que o governista Plataforma Cívica.

As ações bancárias foram as mais afetadas, uma vez que o presidente pediu novos impostos para o setor.

Duda venceu o segundo turno de domingo por 51,6 a 48,4 por cento, mostraram os resultados oficiais da votação.

Com eleições parlamentares marcadas para o final de outubro, a derrota de Komorowski, aliado da primeira-ministra, Ewa Kopacz, e ex-parlamentar do Plataforma Cívica, irá influenciar as chances de reeleição do partido.

A troca de líder na Polônia pode levar a uma mudança na política externa do país, especialmente na UE. Duda, que tomará posse no dia 6 de agosto, clamou por uma postura polonesa mais afirmativa no bloco, dizendo que Varsóvia deveria primeiramente “se concentrar em seus interesses” e não nos de seus maiores parceiros, como Alemanha ou França.

(Por Pawel Sobczak e Jakub Iglewski)