Topo

Naufrágio na China deixa centenas de desaparecidos, incluindo turistas idosos

Por Megha Rajagopalan e John Ruwitch
Imagem: Por Megha Rajagopalan e John Ruwitch

02/06/2015 17h23

Por Megha Rajagopalan e John Ruwitch

CONDADO DE JIANLI, China (Reuters) - Equipes de resgate procuravam nesta terça-feira mais de 400 pessoas, a maioria delas turistas chineses idosos, depois que um navio de cruzeiro foi atingido por um raro tornado no rio Yangtzé, no que pode ser o pior acidente naval chinês em quase 70 anos.

Lutando contra o mau tempo, mergulhadores e outros agentes de ajuda resgataram cinco pessoas encontradas presas no casco virado do Eastern Star de quatro andares, uma pequena parte das 458 pessoas que estavam a bordo do navio na hora do naufrágio na noite de segunda-feira.

As operações de resgate pareciam se estender até a madrugada de terça-feira, com veículos paramilitares, dezenas de policiais e soldados, assim como ambulâncias e caminhões meteorológicos ao redor do local.

Soldados montaram bloqueios nas estradas ao longo de um caminho lamacento, permitindo apenas a passagem de veículos oficiais destinados à região na província central de Hubei.

No principal hospital no condado de Jianli, a polícia protegia a porta de uma sala onde os sobreviventes estavam sendo tratados, impedindo a entrada de repórteres. Três sobreviventes foram colocados na enfermaria geral, enquanto que o resto estava em terapia intensiva, de acordo com uma enfermeira.

Familiares de alguns dos passageiros entraram em confronto com autoridades em Xangai, onde muitos dos que estavam a bordo reservaram suas viagens, com raiva sobre o que disseram ter sido falta de informação sobre seus entes queridos.

Dezenas de barcos de resgate enfrentavam vento e chuva no trecho sul do rio mais longo da Ásia para chegar até o navio, que estava de cabeça para baixo a cerca de 15 metros de profundidade.

A agência de notícias Xinhua informou que os agentes de resgate podiam ouvir pessoas pedindo ajuda de dentro do casco do navio, e a televisão mostrou trabalhadores tentando cortar o casco.

Uma das pessoas retiradas do barco é uma mulher de 65 anos. Mergulhadores conseguiram colocar um respirador no nariz e na boca da vítima para trazê-la à superfície.

Cerca de outra dúzia de pessoas foi resgatada e seis corpos foram recuperados, afirmou a mídia chinesa. Mais 430 pessoas ainda estavam desaparecidas.

A agência de meteorologia da China afirmou que um tornado atingiu a área onde o barco estava, um país onde esse tipo de fenômeno pode acontecer, mas é raro.

(Reportagem adicional de Sue-Lin Wong e Brenda Goh, em Xangai; e de Ben Blanchard e Michael Martina, em Pequim)