Topo

Exército da Índia inicia busca por militantes que mataram 20 soldados

05/06/2015 09h29

GUWAHATI, Índia (Reuters) - O Exército da Índia lançou uma operação no Estado de Manipur, no nordeste do país, nesta sexta-feira, para caçar guerrilheiros separatistas tribais que mataram pelo menos 20 soldados, no ataque mais letal contra as forças de segurança do país em mais de duas décadas.

A operação envolve centenas de soldados com o apoio de helicópteros nas florestas montanhosas perto da fronteira com Mianmar, onde os insurgentes estão exigindo autonomia ou independência para seus grupos tribais, disseram à Reuters oficiais do Exército e do setor de inteligência.

O governo central pediu ao Exército que "rastreie e elimine os insurgentes" envolvidos no ataque, de acordo com um comandante militar, que pediu que não fosse identificado porque não está autorizado a falar com a imprensa.

Como em grande parte subdesenvolvida região nordeste da Índia, Manipur tem sido palco de recorrentes conflitos entre grupos étnicos e religiosos desde a independência do domínio britânico em 1947.

Manipur é uma das sete províncias do nordeste ligadas ao restante da Índia por uma estreita faixa de território acima de Bangladesh. Na cultura e na aparência, seu povo tem mais semelhanças com o Sudeste da Ásia do que com a Índia continental.

(Por Biswajyoti Das)