Topo

Atirador em hotel da Tunísia foi treinado em acampamento na Líbia

Tarek Amara

Em Túnis

30/06/2015 18h14

O atirador tunisiano que realizou um ataque mortal a um hotel na sexta-feira (26) foi treinado em um acampamento jihadista na Líbia no ano passado, afirmou o governo da Tunísia nesta terça-feira (30).

O número de mortos no ataque ao hotel de praia Imperial Marhaba, no resort popular de Sousse, foi revisado para baixo nesta terça-feira, para 38, ante 39. A maioria das vítimas é de turistas britânicos.

Um porta-voz do primeiro-ministro disse que Saif Rezgui, morto pela polícia após a confusão, estava na Líbia ao mesmo tempo em que dois homens armados tunisianos, que posteriormente invadiram o museu Bardo em março.

O ataque ao museu matou 21 pessoas. Os ataques representam um golpe brutal para a indústria do turismo do país.

As autoridades detiveram três pessoas por supostamente ajudarem a planejar o ataque de Rezgui, disse uma fonte de segurança.

"Rezgui teve treinamento na Líbia no fim de 2014. Ele foi treinado durante o mesmo tempo na Líbia que os agressores de Bardo", declarou o porta-voz Dafer Neji à Reuters.

A Líbia, envolvida em uma batalha entre dois governos rivais e suas facções armadas, tornou-se foco para os simpatizantes do Estado Islâmico e outros grupos jihadistas que se aproveitam do caos de segurança.