Topo

EUA defendem pausa humanitária em conflito no Iêmen durante Ramadã

02/07/2015 21h15

WASHINGTON (Reuters) - O Departamento de Estado norte-americano pediu nesta quinta-feira uma "pausa humanitária" no conflito no Iêmen durante o mês sagrado do Ramadã.

"Uma pausa... permitiria que organizações de ajuda internacionais entregassem comida, remédios e combustível, que são urgentemente necessários, para os cidadãos em todo o Iêmen", disse o departamento em um comunicado.

A Organização das Nações Unidas (ONU) designou na quarta-feira a guerra no Iêmen como uma crise humanitária de nível 3, a sua categoria mais grave.

O Iêmen, que há tempos luta contra a pobreza e a fome, entrou em uma grande crise humanitária desde o início da guerra entre o grupo Houthi e aliados do presidente exilado Abd-Rabbu Mansour Hadi, atraindo para o conflito a vizinha Arábia Saudita, que lidera uma coalizão e realiza ataques aéreos contra os rebeldes.

Os combatentes houthis, originalmente do norte do país, tomaram grandes partes do Iêmen nos últimos meses e avançaram em direção a Áden em março, levando Hadi, que havia buscado refúgio naquela região, a fugir para a Arábia Saudita.

(Reportagem de Sandra Maler)