Topo

Grupo ligado ao Estado Islâmico no Egito diz ter disparado contra Israel

03/07/2015 20h49

Por Maayan Lubell e Mostafa Hashem

JERUSALÉM/CAIRO (Reuters) - Militantes na península do Sinai, no Egito, dispararam foguetes em direção ao sul de Israel nesta sexta-feira, num incidente que não deixou vítimas, mas parecia estar ligado à luta entre insurgentes islâmicos e forças de segurança egípcias.

O grupo ligado ao Estado Islâmico no Egito, conhecido como Província do Sinai, disse em comunicado publicado no Twitter por seus apoiadores que lançou três foguetes Grad em direção à "Palestina ocupada". A Reuters não pôde confirmar a autenticidade do documento de imediato.

Uma fonte do Exército israelense disse mais cedo que foguetes foram lançados do Sinai, que faz fronteira com Israel, a Faixa de Gaza e o Canal de Suez.

A polícia israelense afirmou ter encontrado os restos de dois foguetes numa área aberta. Não houve registro de danos ou vítimas.

É possível que os disparos tenham ligação com os confrontos no Sinai, disse a fonte militar, onde militantes do grupo Província do Sinai lançaram seu maior levante em anos contra as forças de segurança egípcias na quarta-feira.

Dezenas de pessoas foram mortas nos últimos dias em combates e ataques aéreos na região de deserto. Na terça-feira, militantes do Estado Islâmico divulgaram um vídeo ameaçando transformar a Faixa de Gaza em outro "feudo", como em partes de Iraque e Síria.

(Reportagem de Mostafa Hashem)