Papa chega a Quito em início de viagem pela América do Sul

Em Quito

O papa Francisco chegou a Quito neste domingo (5) para começar um tour de oito dias pela América do Sul que também vai incluir visitas à Bolívia e ao Paraguai.

Em sua primeira visita, o papa deve conduzir missas na capital equatoriana e em Guayaquil antes de viajar para a Bolívia na quarta-feira.

Presidente criticou protestos

O presidente do Equador, Rafael Correa, lamentou nesse sábado protestos "covardes" contra seu governo, que considera terem a intenção de estragar a primeira perna da passagem do pontifície pela América do Sul.

Milhares de manifestantes estão há semanas tomando as ruas do Equador por causa de aumento de impostos e uma suposta autocracia do governo. Os protestos se transformaram em tumulto diante do palácio presidencial na quinta-feira, com vários policiais feridos.

"Chega de tanta violência, tanta convardia", disse Correa, um líder esquerdista carismático de 52 anos no comando da nação desde 2007, em um discurso de quatro horas.

"Como é triste termos que falar sobre isso antes da chegada do Papa", acrescentou o presidente, cujo programa semanal na televisão incluiu um jingle para comemorar a visita de Francisco.

O pontifície argentino fará uma visita ao Equador, Bolívia e Paraguai entre 5 e 13 de julho, na primeira viagem do Papa à parte que fala espanhol da América do Sul e também sua primeira visita desde uma histórica encíclica em defesa do meio-ambiente.

Para o papa ver

Comemorado pelos seus eleitores como um campeão dos pobres, mas criticado por ter um estilo dos antigos "caudilhos" da América do Sul, Correa foi eleito em 2006 prometendo espalhar a riqueza pelo país de forma mais justa e proteger as riquezeas naturais.

Cartazes e outdoors, alguns com frases do Papa, aparecem em toda a cidade de Quito para celebrar a chegada de Francisco. Alguns equatorianos planejam acampar na praça principal da cidade para recebê-lo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos