Topo

EUA se dizem preocupados com detenção de 100 ativistas em Cuba

07/07/2015 16h31

WASHINGTON (Reuters) - O Departamento de Estado norte-americano manifestou preocupação nesta terça-feira com a detenção de cerca de 100 ativistas pacíficos em Cuba nesta semana, mas disse que isso não vai interferir no restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

O porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, disse que o órgão teve acesso a reportagens sobre espancamento e prisão de um ativista político em Cuba e que representantes dos EUA naquele país tinham confirmado a detenção de quase 100 outros ativistas no domingo.

"Certamente isso é preocupante para nós", disse ele. "Sempre seremos muito expressivos e muito sinceros sobre questões de direitos humanos onde quer que vejamos."

Kirby disse que as detenções não mudarão a política dos EUA sobre a retomada dos laços diplomáticos com Havana.

"Na verdade, reforça a necessidade de avançar com o restabelecimento de relações diplomáticas porque acreditamos que, ao abrir a embaixada, a nossa agenda de direitos humanos irá avançar, abrindo canais de engajamento oficial", disse ele.

Detenções breves ocorrem regularmente em Cuba, onde as autoridades normalmente prendem dissidentes por algumas horas ou, às vezes, dias na tentativa de convencê-los a não realizar novos protestos.

(Por Bill Trott)