Topo

Carolina do Sul retira bandeira dos confederados da sede do governo

JASON MICZEK
Imagem: JASON MICZEK

Harriet McLeod

Em Columbia (Carolina do Sul)

10/07/2015 15h25

A Carolina do Sul retirou a bandeira dos confederados da sede do governo estadual nesta sexta-feira (10) durante uma cerimônia animada, ainda que solene, que relegou o símbolo do legado do sul escravagista a um museu.

A bandeira da Guerra Civil, que ficou hasteada no local durante 54 anos, foi retirada menos de um mês após um jovem branco matar nove homens e mulheres negros em uma igreja de importância histórica da cidade de Charleston, na Carolina do Sul.

Enquanto um guarda de honra de patrulheiros estaduais brancos e negros retirava o estandarte e o dobrava para que fosse levado a um museu próximo, uma multidão entoava gritos de "U-S-A, U-S-A" e cantava o refrão de uma canção pop do final dos anos 1960, "Na na na na, hey hey, goodbye".

Embora para muitos a bandeira seja um símbolo odiado da escravidão e do racismo, para outros é um emblema do orgulho e da herança sulistas. O estandarte foi levado ao "salão das relíquias" do museu militar do Estado em Columbia, capital da Carolina do Sul, onde irá se juntar a outros artefatos usados por soldados confederados 150 anos atrás na Guerra Civil.

Barack Obama, o primeiro presidente negro dos EUA, tuitou: "A Carolina do Sul retirou a bandeira dos confederados --um sinal de boa vontade e de superação, e um passo significativo rumo a um futuro melhor".

Multidão comemora retirada de bandeira na Carolina do Sul