Topo

Trump diz que não vai "lançar socos" em debate entre candidatos republicanos

Donald Trump faz comício de campanha em Bluffton, na Carolina do Sul - Stephen B. Morton/AP
Donald Trump faz comício de campanha em Bluffton, na Carolina do Sul Imagem: Stephen B. Morton/AP

02/08/2015 14h57

SÃO PAULO (Reuters) - Donald Trump, o homem a ser batido no primeiro debate televisionado entre candidatos republicanos à presidência dos Estados Unidos, que acontece nesta semana, disse neste domingo que não planeja atacar seus rivais e reduziu expectativas em relação a sua performance, dizendo não ser "um debatedor".

O combativo magnata do setor imobiliário estará no centro do debate de quinta-feira entre os 10 candidatos republicanos que lideram pesquisas, uma vez que está à frente entre os 17 nomes que tentam representar o partido na eleição de novembro de 2016.

Trump levantou sobrancelhas e iras com seus ataques aos colegas republicanos que são candidatos, acusando o ex-governador do Texas, Rick Perry, de usar óculos para parecer mais inteligente e depreciando o status de herói de guerra do senador John McCain, do Arizona, candidato presidencial do partido em 2008 e prisioneiro durante a guerra do Vietnã.

Neste domingo, Trup disse que não planeja ir ao ataque.

"Eu não acho que vou entrar lançando socos. Não estou procurando atacá-los", disse ele à emissora de televisão ABC.

Assessores dos outros candidatos disseram que eles vão se concentrar nas questões e tentar não deixar o extravagante Trump roubar o show. Vários disseram que iriam tentar criar uma impressão favorável nos eleitores, ao invés de se emaranhar com o magnata.

(Por Yeganeh Torbati, Timothy Gardner, Megan Cassell e Doina Chiacu)