Dilma recebe líderes aliados e ministros em jantar no Palácio da Alvorada

BRASÍLIA (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff ofereceu na noite desta segunda-feira um jantar de boas-vindas a líderes da base aliada no Congresso Nacional, a representantes de partidos e ministros, num momento de dificuldades na cena política, disse o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, ao chegar à recepção no Palácio da Alvorada.

A recepção antes da retomada das atividades parlamentares após recesso do Congresso ocorre em meio a uma grave crise política, intensificada nesta segunda-feira pela prisão do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu no âmbito da operação Lava Jato, que investiga um escândalo de corrupção na Petrobras.

"É mais uma reunião de boas-vindas, de início de segundo semestre", disse Padilha a jornalistas. "É um semestre que vai ter anormalidades da circunstância. Estamos vivendo um momento de dificuldade sob vários aspectos, então o semestre vai ser assim também no Congresso."

À aguda crise política se soma a necessidade do governo federal em aprovar no Legislativo medidas de reforço ao ajuste fiscal ao mesmo tempo em que busca impedir a aprovação de uma série de medidas que ampliam os gastos públicos.

O cenário desfavorável é ainda marcado por incertezas sobre a análise das contas do governo de Dilma em 2014, questionadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por suposta realização de manobras fiscais.

(Reportagem de Luciana Otoni)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos