Topo

Sudão diz que Bashir planeja falar em cúpula da ONU em Nova York

03/08/2015 21h51

Por Michelle Nichols

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O presidente sudanês, Omar Hassan al-Bashir, que foi indiciado pelo Tribunal Penal Internacional de crimes de guerra e acusações de genocídio, está planejando viajar a Nova York em setembro para discursar na Organização das Nações Unidas, disse o vice-embaixador do Sudão na ONU nesta segunda-feira.

Uma agenda provisória de uma cúpula de desenvolvimento sustentável relaciona o chefe de Estado sudanês na programação de discursos em 26 de setembro. No encontro deve ser formalmente aprovado um plano para o desenvolvimento sustentável do mundo ao longo dos próximos 15 anos.

Quando perguntado se Bashir participaria da cúpula, o vice-embaixador do Sudão, Hassan Hamid Hassan, disse: "Sim." Ele não deu mais detalhes. Uma agenda provisória para a reunião da Assembleia-Geral da ONU de líderes mundiais, que começa em 28 de setembro, somente diz que o Sudão será representado em nível ministerial.

O porta-voz do Ministério do Exterior do Sudão, Ali al-Sadiq, não comentou o assunto.

Bashir quis discursar na Assembleia-Geral da ONU em 2013, mas as autoridades sudanesas disseram que o seu pedido de visto dos Estados Unidos foi deixado pendente, impedindo o mandatário de viajar. Washington descreveu o pedido de visto naquela época como "deplorável".

Um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano não estava imediatamente disponível para comentar os planos de Bashir de visitar Nova York, onde está a sede da ONU, no mês que vem.

(Reportagem adicional de Maaz Alnogumi, em Cartum; e de Lesley Wroughton, em Washington)