Topo

Acidente de helicóptero mata 16 policiais na Colômbia

04/08/2015 20h42

BOGOTÁ (Reuters) - Dezesseis policiais morreram nesta terça-feira quando um helicóptero provavelmente caiu em uma região montanhosa no noroeste da Colômbia, disse o ministro da Defesa, Luis Carlos Villegas.

O helicóptero UH-60 Black Hawk, fabricado nos Estados Unidos, caiu devido ao mau tempo ou a uma falha mecânica enquanto participava de uma operação de combate a narcóticos no departamento de Antioquia, a cerca de 450 quilômetros da capital, Bogotá. O incidente está sendo investigado, acrescentou.

"Até agora, a hipótese mais provável é de que o helicóptero caiu contra o lado da montanha, possivelmente devido à baixa cobertura de nuvens", disse Villegas a repórteres em Bogotá.

O acidente aconteceu quatro dias após 11 soldados terem morrido após a falha do motor de uma aeronave CASA C-235, feita na Espanha, o que causou a queda do aparelho no nordeste da Colômbia.

Os policiais mortos nesta terça-feira participavam de uma operação de repressão a uma gangue chamada "Clã Usuga", composta de ex-paramilitares de milícias de direita.

O chefe do grupo, Dario Antonio Usuga, apelidado de "Otoniel", lidera 2.000 homens. Os EUA estão oferecendo uma recompensa de até 5 milhões de dólares por informações que levarem à sua captura.

As forças de segurança da Colômbia possuem dezenas de helicópteros Black Hawk que são usados na ofensiva do governo contra guerrilhas de esquerda, gangues criminosas e traficantes de drogas.

(Reportagem de Luis Jaime Acosta)