Topo

Republicanos veem Donald Trump como influência positiva em debate, diz pesquisa Reuters

John Whitesides

Em Washington

05/08/2015 20h33

A maioria dos republicanos acredita que o magnata do ramo imobiliário Donald Trump vai influenciar positivamente o debate presidencial de quinta-feira (5), dizendo que sua presença desafiará o "establishment" e abrirá o partido para novas ideias, mostrou uma pesquisa Reuters/Ipsos.

A dura franqueza do discurso de Trump tem preocupado líderes do partido e muitas pessoas preveem um debate potencialmente combativo. O encontro será televisionado à noite pela Fox News, que convidou 10 dos 17 pré-candidatos republicanos.

Muitos republicanos de carteirinha veem o estilo obtuso e imprevisível de Trump como uma vantagem. Mais de dois terços concordam que sua participação vai desafiar o "establishment", enquanto que 62% disseram que geraria mais honestidade e 61% afirmaram que abriria o partido para novas ideias.

Trump, cuja rápida ascensão ao topo da lista de pré-candidatos republicanos nas pesquisas o colocou no centro do debate de quinta-feira, em Cleveland, tem gerado controvérsia com ataques pessoais contra seus rivais e chegou a fazer comentários desrespeitosos sobre o histórico de guerra do senador John McCain e imigrantes mexicanos.

A pesquisa mostrou que cerca de metade dos republicanos acredita que a presença de Trump significaria que algo ofensivo seria dito, enquanto que 42% disseram que ele daria um tom cômico a um evento que, de outra forma, poderia ser monótono. Ainda, 32% acham que ele zombaria do processo político.

Para três quartos dos democratas, sua participação significaria que algo ofensivo seria dito, enquanto que 69% disseram que ele zombaria do processo político.

Entre todos os eleitores, 37% mais provavelmente assistiriam ao debate por causa de Trump e 24%, menos provavelmente. Ainda, 40% disseram que sua presença não faria diferença. Entre republicanos, 41% estavam mais propensos a assistir por causa de Trump.