Topo

Terremotos no Nepal causaram danos mínimos para trilhas do Everest, diz estudo

06/08/2015 17h59

Por Gopal Sharma

KATMANDU (Reuters) - A maioria dos alojamentos e trilhas perto do Monte Everest sofreu apenas danos mínimos durante dois devastadores terremotos que abalaram o Nepal neste ano, de acordo com um relatório encomendado pelo governo nepalês que oferece algum alento para a conturbada fase do turismo no país.

Os terremotos assolaram o Nepal em abril e maio, gerando avalanches na montanha mais alta do mundo e matando 8.900 pessoas, incluindo alpinistas e escaladores estrangeiros.

"A maioria das estruturas de acomodação e trilhas sofreu danos mínimos por conta dos terremotos de abril e maio", afirmou o relatório da empresa californiana de engenharia Miyamoto International.

O relatório, visto pela Reuters nesta quinta-feira, acrescentou que o Nepal precisa, agora, realizar uma detalhada avaliação da região após a atual estação de chuvas a fim de prever mais riscos para alpinistas.

O governo encomendou o relatório sobre segurança na região do Everest e no circuito de trekking de Annapurna, após empresas ocidentais de seguro terem aumentado os valores para viajantes.

A indústria de turismo do Nepal, que contribui com cerca de 4 por cento da economia, pode ver um declínio de 40 por cento sobre o ano passado, segundo representantes do setor.

Cerca de 140.000 montanhistas e escaladores visitam o circuito de Annapurna e a região do Everest todos os anos.