Topo

Vídeo que mostra policiais nos EUA agredindo deficiente físico causa indignação

Curtis Skinner

San Francisco (EUA)

18/08/2015 19h50

Um vídeo feito com celular que mostrou diversos policiais de San Francisco prendendo um homem negro deficiente físico, perto do centro financeiro da cidade, gerou indignação nas mídias sociais.

O vídeo de 11 minutos, publicado no YouTube na segunda-feira e possivelmente filmado no começo deste mês, começa com cinco policiais contendo o homem e tentando algemá-lo. Um policial pode ser visto pisando na prótese que o homem usa no lugar de uma das pernas.

No vídeo, o homem pode ser ouvido dizendo que está sentindo dores e pede para ser solto. Suas calças também podem ser vistas caindo abaixo das nádegas, onde permanecem por vários minutos antes que os policiais a puxem de volta.

A porta-voz da polícia de San Francisco, Grace Gatpandan, disse que os policiais encontraram o homem de 42 anos acenando em torno de varas de madeira e que ele foi detido para uma avaliação de saúde mental enquanto caminhava em direção ao tráfego.

As imagens vêm à tona em meio a um debate nacional sobre abuso de força policial, particularmente contra minorias, após as mortes de diversos homens negros desarmados nas mãos de policiais.