Topo

Brasil vai extraditar ex-prefeito paraguaio por assassinato de jornalista

Reprodução da página oficial da Interpol na internet mostra ficha do traficante paraguaio Vilmar Acosta Marques, conhecido como Neneco, entre os criminosos buscados pela entidade policial. Marques foi preso nesta quinta-feira (3) na cidade de Caarapó (273 km de Campo Grande), durante uma operação da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul - Reprodução/Interpol
Reprodução da página oficial da Interpol na internet mostra ficha do traficante paraguaio Vilmar Acosta Marques, conhecido como Neneco, entre os criminosos buscados pela entidade policial. Marques foi preso nesta quinta-feira (3) na cidade de Caarapó (273 km de Campo Grande), durante uma operação da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul Imagem: Reprodução/Interpol

Daniela Desantis

Em Assunção (Paraguai)

25/08/2015 18h51

Um ex-prefeito paraguaio acusado de ser o mandante do assassinato de um jornalista e sua assistente em uma perigosa fronteira do norte do país será extraditado pelo Brasil, informou o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai nesta terça-feira.

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a extradição de Vilmar Acosta, procurado pela Justiça paraguaia pelo homicídio do famoso comunicador Pablo Medina em outubro de 2014, informou o chanceler paraguaio, Eladio Loizaga.

"Recebemos essa notícia de Brasília, que o Supremo Tribunal, por quatro votos a favor e uma abstenção, concedeu a extradição. Esse é um procedimento conclusivo, que não admite nenhum tipo de apelação", disse Loizaga a uma rádio local.

"Tivemos um grande apoio do governo brasileiro neste caso, com quem estamos comprometidos no combate aos crimes no âmbito nacional, assim como ao crime transnacional organizado", acrescentou o chanceler.

Medina e sua jovem assistente foram baleados quando voltavam de um cobertura jornalística em uma estrada rural do departamento de Canindeyu, uma das principais regiões produtoras de maconha no Paraguai. O crime expôs as ligações entre o tráfico de drogas e o poder político no país.