Topo

Parada gay não é bem-vinda em Veneza, alerta prefeito

Em Roma (Itália)

26/08/2015 19h35

O prefeito de Veneza, que neste mês travou uma briga pública com o cantor e compositor britânico Elton John sobre valores de família, disse que nunca mais quer ver um desfile do Orgulho Gay na cidade italiana enquanto estiver no cargo.

Luigi Brugnaro, empresário que foi eleito prefeito com uma coalizão de centro-direita em junho, disse ao jornal La Repubblica que as paradas do orgulho gay estavam à "altura do cafona".

"Nunca haverá uma parada do Orgulho Gay na minha cidade", disse ele, segundo a edição desta quarta-feira do jornal. "Deixem que vão embora e façam isso em Milão, ou na frente de suas próprias casas", acrescentou.

Grupo de direitos humanos Arcigay organiza paradas gays em inúmeras cidades italianas a cada ano, passando em Veneza pela última vez em 2014. Ele denunciou a crítica de Brugnaro, acusando-o de manchar a reputação de Veneza como uma sociedade sofisticada e aberta.

"Veneza não é a cidade dele. No momento ele está governando, mas não vai durar muito tempo devido ao papel de idiota que está fazendo", disse o presidente do Arcigay, Flavio Romani.

"Ele está se tornando obsessivo sobre isso. Veneza não merece isso", disse Romani à Reuters.

Brugnaro provocou uma controvérsia logo após assumir o cargo ao proibir o uso de livros que caracterizam casais do mesmo sexo em escolas da cidade.

Elton John, que tem dois filhos com seu parceiro David Furnish, usou sua página no Instagram neste mês para condenar a decisão, chamando Brugnaro de "grosseiramente intolerante".