Topo

Milhares vão às ruas na Guatemala exigir renúncia do presidente por corrupção

Na Cidade da Guatemala

28/08/2015 11h18

Dezenas de milhares de guatemaltecos tomaram as ruas do país centro-americano na quinta-feira para exigir a renúncia do presidente do país, Otto Pérez Molina, acusado de corrupção, mas ele se recusa a deixar o cargo, apesar do clamor da população, da Igreja, do empresariado e de algumas instituições do Estado.

Com o slogan "A Guatemala não tem presidente", manifestações de grande porte percorreram a capital e vários Estados do país, enquanto que numerosas empresas, da rede de restaurantes McDonald's à local Cervejaria Centro-Americana, baixaram as portas para apoiar o dia de paralisação contra o mandatário.

"Fui fazer pressão para que renuncie, porque acho que está ganhando tempo. Não é possível que faça vista grossa e ignore que o povo já não o quer", disse Felipe Flores, publicitário de 25 anos, depois de participar da concentração que abarrotou o centro da Cidade da Guatemala com cânticos e bandeiras.

Mas não há sinal de que Pérez Molina vá sair antes dos comícios de 6 de setembro, e ele negou categoricamente ser o chefe da poderosa máfia aduaneira conhecida como "La Línea", como indicaram a promotoria e a Comissão Internacional Contra a Impunidade na Guatemala (CICIG).