Topo

Hungria fecha estação de trem em Budapeste e imigrantes protestam

01/09/2015 07h51

Por Krisztina Than

BUDAPESTE (Reuters) - Centenas de imigrantes protestaram do lado de fora da estação de trem fechada Eastern Railway Terminus, em Budapeste, nesta terça-feira, exigindo autorização para viajar para a Alemanha, à medida que a crise migratória coloca as regras da União Europeia sob pressão sem precedentes.

Autoridades húngaras fecharam a estação de trem por completo, em seguida reabriram, mas barraram a entrada de imigrantes. Cerca de 100 policiais com capacetes e cassetetes guardavam a estação. Dezenas de imigrantes que estavam dentro do local foram forçados a sair.

Cerca de mil pessoas balançavam suas passagens, batendo palmas e gritando "Alemanha! Alemanha!" do lado de fora da estação. Posteriormente sentaram, observando o bloqueio policial na entrada da estação.

A chegada de centenas de milhares de imigrantes confundiu a União Europeia, que eliminou todos seus controles fronteiriços para viagens entre 26 países de sua área, mas requer que as pessoas que buscam asilo permaneçam no país onde chegaram, até que suas aplicações sejam processadas.

A Hungria é uma das principais rotas de passagem para refugiados do Oriente Médio e África que fogem da violência e da pobreza, com mais de 140 mil pessoas cruzando sua fronteira com a Sérvia somente neste ano.

(Reportagem da Redação de Budapeste)