Topo

Confronto entre Estado Islâmico e rebeldes sírios tem ao menos 47 mortos, dizem monitores

05/09/2015 11h01

BEIRUTE (Reuters) - Ao menos 47 combatentes foram mortos em confrontos entre o grupo Estado Islâmico e rebeldes sírios rivais, disse uma organização de monitoramento neste sábado, numa região onde os Estados Unidos e a Turquia planejam abrir uma nova frente contra os militantes do Estado Islâmico.

Os combates se deram na sexta-feira ao redor de Marea, cidade controlada pelos rebeldes, a 20 quilômetros da fronteira turca, disse o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, organização com base na Grã-Bretanha.

A região fica dentro de uma “zona de segurança” que a Turquia disse no mês passado que iria demarcar no norte da Síria para manter o Estado Islâmico à distância. No fim da sexta, o Estado Islâmico disse que havia atacado Marea, matando “dezenas” de rebeldes sírios inimigos.

O grupo na semana passada havia cercado Marea, tomando vilas ao redor da cidade, um golpe para os rebeldes que são parceiros em potencial de Ancara e Washington numa campanha terrestre.

O Estado Islâmico controla grande porções de território na Síria e no Iraque e tem realizado avanços na Síria nos últimos meses. O grupo combate tanto os militares sírios quanto insurgentes rivais e forças regionais curdas na guerra civil que já dura quatro anos.

(Reportagem de John Davison)