Topo

Venezuela se oferece para receber 20 mil refugiados sírios

Em Caracas

08/09/2015 10h21

A Venezuela está disposta a receber 20 mil refugiados do conflito na Síria, disse o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

O líder socialista fez a oferta na segunda-feira, num momento em que a Europa se esforça para lidar com números recordes de pedidos de refúgio de pessoas que fogem de conflitos na Síria, Iraque e Afeganistão. A situação está atraindo atenção em todo o mundo.

"Mais quantos árabes terão de morrer antes que uma grande consciência humana de paz seja despertada?", disse Maduro. "Quero que 20 mil sírios cheguem à nossa pátria venezuelana, para compartilhar esta terra de paz, de Cristo, de (herói da independência Simon) Bolívar, e para ajudar no desenvolvimento desta terra mágica", acrescentou o presidente em uma reunião de gabinete.

Mais de 4 milhões de sírios fugiram da guerra civil em seu país nos últimos quatro anos, segundo a agência de refugiados das Nações Unidas.

Tanto Maduro como seu antecessor, Hugo Chávez, expressaram apoio ao ditador sírio, Bashar al-Assad, e descreveram o conflito como um complô "imperialista" do Ocidente.