Topo

Quarteto de Diálogo Nacional da Tunísia ganha Nobel da Paz

NTB SCANPIX
Imagem: NTB SCANPIX

09/10/2015 07h30

OSLO (Reuters) - O Quarteto de Diálogo Nacional da Tunísia ganhou o Prêmio Nobel da Paz nesta sexta-feira por sua contribuição na construção da democracia no país depois da Revolução de Jasmin em 2011, informou o Comitê do Nobel.

O quarteto é formado pela União Geral dos Trabalhadores Tunisianos (UGTT), a Confederação Tunisiana da Indústria, Comércio e Manufatura (Utica), a Liga de Direitos Humanos da Tunísia (LTDH) e a Ordem dos Advogados da Tunísia.

Formado em 2013, o Quarteto ajudou a apoiar o processo de democratização na Tunísia quando ele corria risco de entrar em colapso, disse o comitê.

"Ele (o Quarteto) estabeleceu uma alternativa, um processo político pacífico quando o país estava à beira da guerra civil", disse Kaci Kullman Five, presidente do comitê.

"Mais que qualquer coisa, o prêmio tem a intenção de encorajar o povo tunisiano que, apesar dos grandes desafios, estabeleceu as estruturas para uma fraternidade nacional que, o comitê espera, sirva de exemplo a ser seguido pelos outros países."

O Prêmio Nobel da Paz, que entrega 8 milhões de coroas suecas (972 mil dólares) ao vencedor, será entregue em Oslo no dia 10 de dezembro.

(Reportagem de Stine Jacobsen, Terje Solsvik, Alister Doyle e Gwladys Fouche)