Topo

Ex-executivo chinês do setor de petróleo pega 20 anos de prisão por corrupção

13/10/2015 11h35

PEQUIM (Reuters) - Um tribunal da China condenou um ex-executivo veterano do setor de energia a 20 anos de prisão nesta terça-feira por corrupção, o mais recente funcionário público ligado ao ex-chefe de segurança Zhou Yongkang, também condenado à prisão, a ser enquadrado por uma abrangente campanha contra a corrupção.

O presidente chinês, Xi Jinping, alertou que a corrupção ameaça a sobrevivência do Partido Comunista e declarou uma verdadeira guerra à prática nos últimos três anos, o que levou à queda de dezenas de autoridades de alto escalão do partido, do governo, dos militares e de empresas estatais.

Wang Yongchun era vice-gerente geral da maior petrolífera chinesa, a China National Petroleum Corporation (CNPC), até ser flagrado em um inquérito no ano passado.

A CNPC, controladora da PetroChina  , era um feudo do então chefe da segurança nacional Zhou Yongkang, que recebeu uma pena de prisão perpétua por corrupção em junho.

Wang foi a julgamento em julho acusado de “possuir uma enorme quantidade de propriedades com fontes não identificadas” e “abuso de poder de um membro do funcionalismo de uma empresa estatal”.

Vários executivos veteranos do CNPC já foram submetidos às investigações sobre corrupção, entre eles o ex-presidente Jiang Jiemin, que na segunda-feira foi condenado a 16 anos de prisão por suborno e abuso de poder.