Topo

Líderes católicos do mundo todo pedem acordo climático corajoso

ALESSANDRO BIANCHI
Imagem: ALESSANDRO BIANCHI

26/10/2015 12h00

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - Líderes católicos de todo o mundo fizeram nesta segunda-feira um apelo conjunto para que a cúpula climática da Organização das Nações Unidas (ONU), marcada para dezembro, produza um acordo “justo, legalmente vinculante e realmente transformador”.

Os cardeais, patriarcas e bispos assinaram o apelo no Vaticano, dizendo que a mudança climática precisa ser relacionada “à injustiça social e à exclusão social dos mais pobres e vulneráveis de nossos cidadãos”.

O documento de 10 itens foi baseado na encíclica publicada em junho pelo papa Francisco, chamada “Laudato Si” (Louvado Seja), que exigiu ação urgente para salvar o planeta da catástrofe ambiental.

“Fieis ou não, hoje concordamos que a Terra é essencialmente uma herança compartilhada, cujos frutos devem beneficiar a todos”, declara o apelo à cúpula, que se reúne em Paris de 30 de novembro a 11 de dezembro.

“Para os fieis, isto se torna uma questão de fidelidade ao Criador, já que Deus criou o mundo para todos. Assim, toda abordagem ecológica precisa incorporar uma perspectiva social que leve em conta os direitos fundamentais dos pobres e dos desprestigiados”, afirma.

As desavenças a respeito do financiamento para países pobres vêm travando as negociações entre as quase 200 nações, que estão correndo contra o relógio para firmar um pacto de combate ao aquecimento global na reunião parisiense.

(Por Philip Pullella)