Topo

Não tenham medo de comer salsicha "bratwurst", responde Alemanha a estudo da OMS

27/10/2015 14h28

BERLIM (Reuters) - Os alemães não devem se preocupar sobre comer as adoradas salsichas "bratwurst", apesar de um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) advertir que ingerir carnes processadas pode causar câncer, disse o ministro da Agricultura e Alimentação do país, Christian Schmidt, nesta terça-feira.

Especialistas concluíram no estudo da OMS que comer carnes processadas, como salsicha, linguiça e bacon, pode causar câncer no intestino, enquanto a carne vermelha também é uma causa provável da doença.

A revisão realizada pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (Iarc), da OMS, classifica a carne processada como "cancerígena para os humanos" em sua lista de itens do grupo 1, para os quais há provas suficientes de ligação com o câncer, juntamente com o tabaco e o amianto.

O relatório da OMS chamou a atenção na Alemanha, onde as salsichas e outras carnes processadas são uma paixão para muitas pessoas.

"Ninguém deve ter medo se comer uma 'bratwurst' de vez em quando", disse o ministro em comunicado enviado por email à Reuters. "As pessoas estão sendo desestabilizadas equivocamente quando se coloca comer carne no mesmo nível do amianto ou do tabaco".

Schmidt comparou as salsichas à luz do sol, que, segundo ele, tem efeitos benéficos se usada com moderação.

"Sempre depende da quantidade. Exageradamente não é saudável", disse.