Topo

Sobe para 60 total de elefantes mortos com cianeto no Zimbábue

Elefantes aparecem mortos no Parque Nacional de Hwange, no Zimbábue -
Elefantes aparecem mortos no Parque Nacional de Hwange, no Zimbábue

Mike Saburi

Em Harare

29/10/2015 20h16

Caçadores suspeitos usaram cianeto para matar 23 elefantes no parque nacional de Hwange, no Zimbábue, elevando o número de animais mortos na reserva e na região norte do país para 60 desde o fim de setembro, disseram autoridades nesta quinta-feira (29).

O parque nacional de Hwange, no oeste do país, abriga atualmente 53 mil elefantes, duas vezes a capacidade que o local tem para dar apoio a esses animais.

Agentes do parque recuperaram a maioria das presas depois que 23 elefantes foram mortos com o veneno na última sexta-feira, mas os caçadores fugiram com três presas, disseram autoridades.

O cianeto é amplamente utilizado na indústria de mineração do Zimbábue e é relativamente fácil de obter.

"A possibilidade de tentar controlar esta enorme fonte de cianeto, que está criando tanta receita para o país, vai ser extremamente difícil para nós", disse o ambientalista local Brant Williamson à emissora estatal.

"As pessoas têm acesso a este terrível veneno e não entendem a devastação que ele causa ao colocá-lo na água e quão longe essa devastação chega."

Caçadores têm usado rifles e armadilhas para caçar elefantes no Zimbábue ao longo dos anos e começaram a usar cianeto em 2013.