Topo

Governo da Bolívia inicia campanha por nova reeleição de Morales

Daniel Ramos

Em La Paz

05/11/2015 18h08

O governo da Bolívia iniciou nesta quinta-feira (5) a campanha para uma nova reeleição do presidente, Evo Morales, com a sanção da lei que convoca um referendo que decidirá o futuro do principal fornecedor de gás da América do Sul.

O referendo, que ocorrerá em fevereiro, pode abrir as portas para o líder indígena, que assumiu a Presidência em 2006, governar o país andino até 2025.

"Esses direitos que custaram tanto para se obter, que custaram tanto recuperar, esses direitos não podemos perder. Companheiros, em 21 de fevereiro decidimos o futuro de nossos netos, o futuro de nossos filhos", disse o presidente do Senado, Alberto Gonzáles, ao promulgar a lei no lugar de Morales e do vice-presidente, que estão viajando.

Apesar de anos no governo, Morales mantém sua popularidade por ter promovido a inclusão de grandes setores indígenas e pela melhora dos indicadores econômicos e sociais na Bolívia.

O ex-líder cocaleiro reteve no ano passado a Presidência, cujo mandato terminará em 2020 caso perca o referendo, com 61% dos votos.