Topo

Ataque contra "Jihadi John" atinge coração do Estado Islâmico, diz Cameron

STEFAN WERMUTH
Imagem: STEFAN WERMUTH

Em Londres

13/11/2015 11h46

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse nesta sexta-feira (13) que caso as forças norte-americanas tenham obtido sucesso na tentativa de matar o militante conhecido como "Jihadi John" na Síria, seria um ataque ao coração do Estado Islâmico.

Falando do lado de fora da residência oficial de Downing Street, em Londres, Cameron disse que o ataque dos EUA a Mohammed Emwazi, cidadão britânico, foi um esforço combinado entre a Grã-Bretanha e os Estados Unidos e "um ato de autodefesa. Foi a coisa certa a se fazer".

Ele disse que ainda esperava confirmação da morte de Emwazi. O Pentágono informou que estava investigando os efeitos do ataque à cidade síria de Raqqa, capital de facto do Estado Islâmico.

"Caso o ataque seja um sucesso -e ainda aguardamos confirmação disto- será um ataque ao coração do Estado Islâmico", disse Cameron.

"Isto irá demonstrar para aqueles que machucariam a Grã-Bretanha, nosso povo e nossos aliados, que temos um longo alcance, temos determinação e nunca esquecemos de nossos cidadãos", acrescentou.

Ele chamou Emwazi de "um assassino bárbaro", que "mostrou uma ameaça constante e série a civis inocentes, não só na Síria, mas ao redor do mundo e também na Grã-Bretanha".