Topo

Estado Islâmico consolida controle no centro da Líbia, diz ONU

Welayat Tarablos/AFP
Imagem: Welayat Tarablos/AFP

Stephanie Nebehay

Em Genebra

16/11/2015 19h45

Militantes do Estado Islâmico têm consolidado o controle sobre a região central da Líbia realizando execuções sumárias, decapitações e amputações, afirmou a ONU (Organização das Nações Unidas) nesta segunda-feira (16), em mais um sinal da anarquia na qual o país do norte da África caiu.

Todos os lados dos múltiplos conflitos armados líbios estão cometendo violações às leis internacionais que podem corresponder a crimes de guerra, como sequestros, tortura e morte de civis, de acordo com relatório da ONU.

O Estado Islâmico tem conquistado o controle sobre faixas do território "cometendo graves abusos incluindo execuções sumárias públicas de indivíduos com base em religião e filiação política", afirmou o relatório conjunto do Alto Comissariado para os Direitos Humanos das Nações Unidas e a Missão de Apoio na Líbia da organização.

A ONU havia documentado execuções pelo Estado Islâmico em Sirte, reduto do grupo, no centro da Líbia, e em Derna, no leste, região do qual eles foram mais tarde expulsos por milícias locais. As vítimas incluíam egípcios coptas, etíopes, eritreios e um sudanês do sul, disse o relatório.

Alguns foram acusados de "traição", outros de relações com pessoas do mesmo sexo, mas nenhum passou por processo legal, de acordo com o documento, que cobriu o ano até outubro.