Topo

Apoio a Trump cai 12 pontos entre republicanos nos EUA, aponta Reuters/Ipsos

Alana Wise

Em Washington

27/11/2015 20h52

O apoio entre os republicanos ao pré-candidato à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump caiu 12 pontos percentuais em menos de uma semana, no maior declínio do magnata do setor imobiliário desde que chegou ao topo das preferências em julho, de acordo com uma pesquisa Reuters/Ipsos.

Trump era o favorito de 31% dos republicanos numa pesquisa de cinco dias encerrada em 27 de novembro. Em 22 de novembro, essa porcentagem era de 43%.

A queda se dá depois das críticas a Trump pelos comentários que ele fez sobre os ataques de 13 de novembro em Paris que deixaram 130 mortos.

Após os atentados, Trump disse a um repórter da emissora NBC que apoiaria a exigência de que todos os muçulmanos nos Estados Unidos fossem registrados num banco de dados especial, o que os críticos compararam com o registro compulsório de judeus na Alemanha nazista.

Trump também foi criticado por balançar os braços e distorcer a fala ao debochar de um repórter do jornal "The New York Times", Serge Kovalesky, que tem deficiência.

A pesquisa tem um intervalo de credibilidade de 5,2 a 6,1 pontos percentuais.

Burro e elefante: os símbolos dos principais partidos dos eua

AFP