Topo

Polícia identifica suspeito de atirador em clínica nos EUA

Divulgação/EFE
Imagem: Divulgação/EFE

28/11/2015 12h44

O suspeito em um tiroteio mortal em uma clínica de aborto na rede Planned Parenthood em Colorado Springs, nos Estados Unidos, foi identificado neste sábado como Robert L. Dear, 57, disse a polícia da cidade no Twitter.

O atirador que invadiu a clínica na sexta-feira matou três pessoas e feriu outras nove antes de se render à polícia depois de um cerco sangrento que durou várias horas dentro do local, disseram autoridades.

A mídia local informou que Dear estava detido sem fiança.

Acredita-se que o tumulto, que ocorreu em uma clínica que oferece serviços de saúde para mulheres, incluindo abortos, foi o primeiro ataque fatal em um provedor de aborto dos EUA em seis anos.

A polícia não discutiu os motivos do suspeito.

O agressor, em Colorado Springs, segunda maior cidade do estado do Colorado, estava armado com um rifle quando entrou na clínica - um lugar alvejado repetidamente por protestos de ativistas anti-aborto - e abriu fogo pouco antes do meio-dia na sexta-feira, disseram autoridades.    

Como tem feito com freqüência em casos de tiroteios em massa recentes nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama pediu medidas para tornar mais difícil para os criminosos conseguirem armas.   

Pelo menos oito trabalhadores em clínicas de aborto foram mortos desde 1977, de acordo com o Federação Nacional do Aborto. O mais recente ocorreu em 2009, quando o médico George Tiller foi morto a tiros na igreja em Wichita, Kansas.

 (Por Fiona Ortiz em Chicago e Roberta Rampton em Washington)