Topo

Putin edita medidas de retaliação econômica contra Turquia

28/11/2015 17h27

MOSCOU, 29 Nov (Reuters) - O presidente russo Vladimir Putin assinou um decreto impondo sanções econômicas contra a Turquia neste sábado, quatro dias depois do governo turco abater um caça russo próximo à fronteira entre Turquia e Síria.

O decreto, publicado no site do Kremlin, informa que serão banidos voos charter entre a Rússia e a Turquia e que operadoras de turismo devem pararde vender viagens para o país. Além disso, algumas importações de produtos turcos serão suspensas.

O Kremlin informou ainda que a operação de empresas turcas na Rússia e a contratação de nacionais daquele país por empresas russas enfrentarão restrições. O governo russo prepara uma lista de bens, empresas e empregos que deverão ser afetados.

O decreto, que entra em vigor imediatamente, ganhou o título de "Sobre medidas para garantir a segurança nacional russa e proteger os cidadãos russos de atividades ilegais e criminosas e a aplicação de medidas econômicas especiais contra a Turquia". Algumas das medidas anunciadas já estavam sendo informalmente aplicadas.

A Turquia exporta principalmente alimentos, produtos agrícolas e têxteis para Moscou. Um porta-voz do Kremlin afirmou mais cedo neste sábado que podem haver até 200 mil turcos vivendo na Rússia.

Putin assinou o decreto dias antes da Cúpula do Clima em Paris, que começa na próxima segunda-feira. Ainda neste sábado, antes da publicação do decreto, o presidente turco, Tayyip Erdogan, afirmou que o encontro poderia ser uma chance de reparar as relações com Moscou.

(Por Polina Devitt)