Topo

Ataque em aeroporto afegão termina com 50 civis e membros das forças de segurança mortos

10/12/2015 07h46

CABUL (Reuters) - O último dos 11 insurgentes do Taliban que invadiram o aeroporto de Kandahar foi morto na noite de quarta-feira pelas forças do Afeganistão, mais de 24 horas após o início do ataque, informou o Ministério da Defesa, e o número de mortos entre civis e membros das forças de segurança subiu para 50.

O ataque a uma das maiores bases aéreas do Afeganistão coincidiu com uma conferência regional de paz no Paquistão, onde o presidente afegão, Ashraf Ghani, pediu ao Paquistão para ajudar a recomeçar conversas de paz com o Taliban, que foram interrompidas neste ano.

O ministério disse que operações contra os agressores, que tomaram posições em uma parte do complexo usada para acomodação, foram lentas para limitar o número de mortes entre civis.

No total, 38 civis, 10 soldados e dois policiais foram mortos no confronto, enquanto 37 membros das forças de segurança e civis ficaram feridos.

Não houve relatos de mortes entre os milhares de militares internacionais e funcionários terceirizados que ocupam o local fortificado.

(Reportagem de Hamid Shalizi)