Topo

Cuba diz que Obama é bem-vindo para visitas desde que não interfira em assuntos internos

Em Havana

17/12/2015 08h05

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é bem-vindo para visitar Cuba, mas não para interferir em assuntos internos, disse uma autoridade sênior do Ministério das Relações Exteriores cubano na quarta-feira, às vésperas do primeiro aniversário da reaproximação histórica entre os países.

"O dia em que o presidente dos Estados Unidos decidir visitar Cuba, ele será bem-vindo", disse a repórteres Josefina Vidal, diretora de questões norte-americanas no Ministério das Relações Exteriores cubano.

"Gostaria de lembrar que Cuba sempre disse... que não irá negociar questões inerentes ao seu sistema interno, em troca de melhorias ou normalização das relações com os Estados Unidos", disse Vidal.

Obama disse à Yahoo News em entrevista sobre a comemoração de 17 de dezembro que espera visitar Cuba em 2016, mas somente se houver progresso suficiente nas relações bilaterais, possa se encontrar com dissidentes políticos e possa "empurrar o governo cubano em uma nova direção".

Há um ano, Obama e o presidente cubano, Raúl Castro, chocaram o mundo ao anunciar que os ex-adversários iriam normalizar relações. Em julho, aceitaram restaurar laços diplomáticos após uma ruptura de 54 anos.