Topo

Trump alerta Hillary para "tomar cuidado" ao usar carta "mulher"

24/12/2015 14h50

Por Doina Chiacu

WASHINGTON (Reuters) - O pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump intensificou suas críticas a Hillary Clinton após ela dizer que ele tinha uma "propensão para o sexismo", advertindo sua rival democrata contra o uso da "carta" mulher e chamando sua atenção total.

Em um padrão familiar para Trump, ele respondeu ao ataque com ataque.

"Tenha cuidado Hillary como você joga a carta da guerra contra as mulheres ou das mulheres degradadas", disse Trump em um post no Twitter na quarta-feira.

Mais tarde, ele twittou: "Hillary, quando você reclamar sobre 'uma propensão para o sexismo', a quem você está se referindo. Tenho um grande respeito em relação às mulheres. Cuidado!"

O magnata do mercado imobiliário, que lidera a corrida republicana para 2016, atraiu muitas críticas nesta semana depois de usar a gíria Yiddish para as genitais de um homem para descrever a vitória de Barack Obama sobre Hillary na corrida presidencial democrata de 2008, dizendo: "Ela foi 'schlonged'."

Embora a campanha de Hillary tenha declinado em comentar nesta quinta-feira sobre o alerta de Trump, a candidata falou sobre a retórica do empresário em uma entrevista ao jornal Des Moines Register em Iowa, onde estava em campanha.

"Eu realmente lamento o tom de sua campanha, a retórica inflamatória que ele está usando para dividir as pessoas", disse ela na terça-feira, um dia após a observação de Trump.

"Não é a primeira vez que ele demonstrou uma propensão para o sexismo", disse Hillary.