Homem é detido por suspeita de planejar ataque para o Estado Islâmico nos EUA

Um homem de 25 anos que planejava atacar um restaurante em Nova York na véspera do Ano Novo foi preso e indiciado por tentar fornecer apoio material ao Estado Islâmico, informou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos nesta quinta-feira.

"Alegando receber orientação de um membro do ISIL no exterior, Emanuel L. Lutchman planejava realizar um ataque armado contra civis em um restaurante-bar localizado em Rochester, Nova York", diz um comunicado do departamento, referindo-se ao Estado Islâmico por sua sigla em inglês.

Na queixa criminal aberta contra Lutchman, que compareceu nesta quinta-feira ao Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Oeste de Nova York, ele é descrito como "uma pessoa que se declara muçulmano convertido e tem um histórico criminal que remonta a aproximadamente 2006... e detenções como prevenção para a saúde mental".

Máscara, facas e amônia

O texto diz que Lutchman manifestou apoio ao Estado Islâmico em conversas telefônicas com um informante pago em novembro e dezembro. Ele disse que este mês esteve em contato com alguém que se identificou como membro do grupo militante na Síria.

Na terça-feira, ele foi a uma loja do Walmart em Rochester com outro informante e comprou duas máscaras de esqui, duas facas, fechos, um facão, fita adesiva, amônia e luvas de látex para o ataque planejado, diz a acusação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos