Irã desafia EUA e promete ampliar programa de mísseis

Bozorgmehr Sharafedin

Em Dubai

Autoridades iranianas prometeram nesta sexta-feira (1º) expandir a capacidade de mísseis de Teerã, em um desafio aos Estados Unidos, no momento em que a maior parte das medidas norte-americanas contra o Irã deve ser suspensa sob um acordo nuclear.

"Enquanto os Estados Unidos apoiarem Israel, iremos expandir nossa capacidade de mísseis", disse o general Hossein Salami, segundo homem no comando da Guarda Revolucionária, segundo a agência de notícias Fars.

"Não temos espaço suficiente para armazenar nossos mísseis. Nossos depósitos e instalações subterrâneas estão lotados", afirmou Salami nas orações desta sexta-feira em Teerã.

O ministro da Defesa do Irã, Hossein Dehqan, afirmou que o país pretende aumentar seu programa de mísseis e que nunca concordou com as restrições.

"A capacidade de mísseis do Irã nunca foi objeto de negociações com os norte-americanos e nunca será ", diz Dehqan, citado pela estatal Press TV.

Os comentários desafiam o governo do presidente dos EUA, Barack Obama, já que seu país e a União Europeia planejam desmantelar quase todas as sanções internacionais contra o Irã no âmbito de um acordo nuclear, cujo avanço ocorreu em julho.

O Irã tem agido de acordo com os principais termos do acordo nuclear, entre os quais a exigência de que o país desista de materiais que potências mundiais temem que possam ser utilizados para uso em armas atômicas, além de aceitar outras restrições em seu programa nuclear.

Em outubro, Teerã testou um míssil que, segundo os Estados Unidos, seria capaz de transportar uma carga nuclear e, portanto, viola uma resolução do Conselho de Segurança da ONU de 2010, que ainda está em vigor.

O Irã, por outro lado, não aceita que a resolução da ONU o proíbe de testar tais mísseis, já que não há armas nucleares dentro deles.

O impasse se transformou em um teste diplomático e político tanto para Washington quanto Teerã, assim como a suspensão das sanções no âmbito do acordo nuclear.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos