Índice acionário encerra sessão em alta com ganhos em mineração e telecomunicações

MILÃO/LONDRES (Reuters) - O principal índice de ações europeias encerrou em alta nesta terça-feira, sustentado por um rali nas ações de mineração e telecomunicações, embora temores sobre a China persistiram um dia após dados fracos sobre a atividade industrial chinesa dispararem uma queda nos mercados de ações globais.

O índice FTSEurofirst 300 encerrou em alta de 0,66 por cento, após ter caído 2,5 por cento na segunda-feira, quando um declínio de 7 por cento nos mercados chineses levou a sua maior queda diária desde o início de dezembro. No entanto, alguns investidores se mantiveram cautelosos.

Operadores citaram ainda como fator de apoio nesta sessão rumores de que dados de inflação mais fracos do que o esperado podem levar o Banco Central Europeu (BCE) a fazer mais para estimular a economia da zona do euro.

"A incerteza a curto prazo continua e as ações podem tocar novas mínimas nas próximas semanas, possivelmente criando algumas oportunidades de compra interessantes", disse Alessandro Allegri presidente executivo da gestora de ativos italiana Ambrosetti Asset Management.

O índice de matéria-prima STOXX Europe 600 Basic Resources subiu 1,8 por cento, o maior ganho setorial, com os preços de metais essenciais para a indústria subindo após terem caído na sessão anterior. Anglo American, BHP Billiton e Glencore tiveram altas entre 1,3 por cento e 3,5 por cento.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,72 por cento, a 6.137 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,26 por cento, a 10.310 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,34 por cento, a 4.537 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve alta de 1,20 por cento, a 20.983 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 subiu 0,24 por cento, a 9.335 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 caiu 0,30 por cento, a 5.215 pontos.

(Por Danilo Masoni e Atul Prakash)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos