Bancada do PMDB na Câmara não pode se dividir, diz Temer

BRASÍLIA (Reuters) - O vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou nesta quarta-feira que a bancada de deputados do PMDB, partido que preside, não pode se dividir entre favoráveis e contrários ao governo.

Temer reuniu-se com deputados da legenda, ocasião em que pediu unidade na bancada, atualmente dividida, mas deixou claro que não irá interferir na escolha do líder peemedebista na Câmara neste ano.

“Nós temos exatamente pregado a unidade absoluta da bancada. Até tenho, com deputados que falaram comigo hoje, eu disse olha, o partido evidentemente não vai interferir nessa matéria, porque é matéria da bancada da Câmara, em primeiro lugar”, disse Temer a jornalistas após reunião com o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner.

“Mas em segundo lugar, não se pode dividir a bancada entre governistas e não governistas”, acrescentou.

“O que deve haver é uma conjugação da própria bancada para que haja unidade dela e essas questões de quem é a favor disso, a favor daquilo, deve ficar fora dessa discussão.”

O racha na bancada do PMDB da Câmara ficou evidente durante a indicação de nomes da legenda para compor uma comissão especial que analisaria a abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Ala do PMDB favorável ao impedimento de Dilma rebelou-se e, aliada à oposição, apresentou chapa avulsa para a comissão, que acabou sendo anulada por decisão do Supremo Tribunal Federal.

Também descontentes com a liderança de Leonardo Picciani (PMDB-RJ), atualmente alinhado Ao governo, destituíram-no do cargo de líder. O deputado retomou o posto dias depois.

Sobre o encontro com Wagner, Temer afirmou que foi uma “conversa muito adequada” em que analisaram a conjuntura política deste ano.

“E reitero que estabelecemos novamente a ideia de harmonia absoluta”, disse o vice-presidente.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos