Índice europeu de ações fecha em queda pressionado por Shire e commodities

Por Sudip Kar-Gupta e Atul Prakash

LONDRES (Reuters) - O índice das principais ações europeias encerrou uma sessão volátil em território negativo nesta segunda-feira, com as ações da farmacêutica Shire em forte queda após anunciar a compra da Baxalta e com os papéis de commodities acompanhando o recuo dos preços de petróleo e metais.

O índice pan-europeu FTSEurofirst 300 fechou em baixa de 0,41 por cento, a 1.335 pontos, após subir a 1.353 pontos mais cedo nas sessão. Na semana passada, o índice caiu 7 por cento.

As ações da londrina Shire caíram 8,2 por cento em meio ao nervosismo em relação ao preço oferecido pela Baxalta. A Shire, que propôs em julho adquirir a empresa norte-americana apenas com ações, fechou a compra da produtora de tratamento para problemas sanguíneos raros, câncer e doenças do sistema imunológico após modificar a proposta e incluir uma parte em dinheiro.

O mercado também foi pressionado pela queda das ações ligadas a commodities, que recuaram acompanhando a forte queda nos preços do cobre, para a mínima em seis anos e meio, e do petróleo, para perto da mínima em 12 anos, por preocupações com a demanda na China.

"Outra queda nas ações chinesas, associada a preços voláteis do petróleo, está mantendo os mercados inquietos", disse o analista da CMC Markets Jasper Lawler. "Investidores estão recuando para reavaliar se a queda da semana passada é justificada".

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,69 por cento, a 5.871 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,25 por cento, a 9.825 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,49 por cento, a 4.312 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib recuou 0,57 por cento, a 19.756 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,26 por cento, a 8.886 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 caiu 1,54 por cento, a 5.046 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos