Nevasca paralisa costa leste dos EUA; Nova Jersey sofre com marés recordes

NOVA YORK/WASHINGTON (Reuters) - Uma enorme tempestade de neve que paralisou a costa leste dos Estados Unidos intensificou na tarde deste sábado, enquanto passava por Nova York, o que levou as autoridades a proibir o uso de estradas na área, enquanto ventos fortes causaram surtos níveis recorde em Nova Jersey e Delaware.

Depois de cobrir os subúrbios de Washington DC, com 60 centímetros de neve durante a noite, a tempestade foi inesperadamente fortalecida enquanto se movia sobre a área metropolitana de Nova York. Os meteorologistas estimam que poderia despejar até 76 centímetros de neve até domingo.

Os ônibus de Nova York operados pela Autoridade de Transporte Metropolitano teve o serviço suspenso a partir de meio dia. Pontes e túneis para a cidade foram fechados neste sábado à tarde devido às condições meteorológicas, disse o governador Andrew Cuomo.

A circulação também foi proibida em todas as estradas na parte sul do Estado e em Long Island, acrescentou. Quase 4.300 vôos foram cancelados sábado, principalmente em aeroportos de Nova York, Filadélfia e Washington, de acordo com o site FlightAware.com.

Onze estados declararam emergências climáticas e pediram a moradores que permanecessem em suas casas.

Pelo menos oito pessoas morreram em acidentes de carro na Carolina do Norte, Kentucky, Tennessee e Virgínia.

MARÉS MAIS ALTAS EM NOVA JERSEY

Ventos fortes atingiram a região, atingindo 112 quilômetros na noite de sexta e aumento do nível do mar, disse Greg Gallina, o Serviço Nacional de Meteorologia.

Ondas de 2,7 metros foram registradas neste sábado, em um local na costa de Nova Jersey, um pouco maior do que a causada pelo furacão Sandy em 2012. Em Lewes, em uma cidade de Delaware, as ondas chegaram a 2,82 metros, superior ao recorde de 2,8 metros de março de 1962.

O pior parece ter passado para Washington, mas é esperado que continue a queda de neve até o final de sábado. A maior acumulação de neve foi registrada em Poolesville, Maryland, ao norte da capital, com 58 centímetros.

(Por Barbara Goldberg e Idrees Ali)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos