Joseph Fiennes, ator branco, é escolhido para interpretar Michael Jackson

(Reuters) - O ator britânico Joseph Fiennes foi escolhido para interpretar o icônico popstar afro-americano Michael Jackson numa comédia de TV, provocando escárnio nas redes sociais nesta quarta-feira e alimentando uma polêmica na indústria de entretenimento sobre oportunidades para artistas negros.

Fiennes, que é branco, interpretará o “Rei do Pop” numa história aparentemente não ficcional para o canal por assinatura britânico Sky Arts sobre uma viagem pelas estradas dos Estados Unidos que o cantor, diz-se, fez em 2001 com as estrelas do cinema Elizabeth Taylor e Marlon Brando.

O Sky Arts disse num comunicado nesta quarta que a comédia de 30 minutos, chamada “Elizabeth, Michael & Marlon”, é “parte de uma série de comédias sobre tramas improváveis da história das artes e da cultura. O Sky Arts dá aos produtores a liberdade criativa para escolher o elenco como eles desejam, dentro da estrutura de diversidade que nós estabelecemos.”

Jackson, que teve vitiligo, condição médica que clareia a cor da pele, morreu em junho de 2009 aos 50 anos depois de uma overdose de sedativos.

Stereo Williams, que escreve sobre entretenimento para o Daily Beast, disse que a escolha de Fiennes era um “sintoma do problema racial profundo de Hollywood”.

"Sério que eles não puderam encontrar um ator negro para interpretar Michael Jackson?”, disse via Twitter o ativista dos direitos civis nos Estados Unidos DeRay Mckesson.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos