Sanders reúne-se com Obama e diz que presidente dos EUA continuará neutro nas primárias

Roberta Rampton

Em Washington

  • Kevin Lamarque/Reuters

O senador dos Estados Unidos Bernie Sanders teve uma rara reunião com o presidente do país, Barack Obama, no Salão Oval, nesta quarta-feira (27), apenas dias depois de Obama ter elogiado Hillary Clinton, rival de Sanders e líder na corrida para se tornar a candidata do Partido Democrata a presidente.

Depois de permanecer uma hora na Casa Branca, Sanders afirmou que a reunião foi "construtiva" e disse que Obama estava tentando ser tão "imparcial" quanto possível na disputa, rejeitando o comentário de que o presidente favorecia Hillary Clinton, sua ex-secretária de Estado.

"Eu não acredito nisso de jeito nenhum", disse o senador de Vermont à imprensa na entrada da Casa Branca.

Ao mesmo tempo que Obama não deu apoio explícito a um candidato, ele elogiou a experiência de Clinton numa entrevista e disse que Sanders tem tido o "luxo de ser um completo azarão".

Obama sugeriu que Sanders ainda não havia enfrentado um escrutínio intenso e precisaria ampliar a sua mensagem populista para avançar na corrida para ser o candidato democrata nas eleições de novembro.

Sanders afirmou que teve um panorama de Obama sobre o temas atuais de política externa e disse que os dois conversaram "um pouco sobre política".

A Casa Branca afirmou que a reunião estava sendo preparada desde que Sanders pediu o encontro, quando ele viu o presidente há um mês numa festa de fim de ano de parlamentares.

A reunião se dá pouco antes das primeiras disputas para a escolha dos candidatos democrata e republicano: Iowa, na segunda-feira (1º), e New Hampshire, em 9 de fevereiro. Enquanto Sanders teve um aumento em pesquisas recentes, Clinton ainda tem a vantagem nacional.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos