Naufrágio perto de ilha grega deixa mais 24 imigrantes mortos

  • © Giorgos Moutafis / Reuters

ATENAS (Reuters) - Vinte e quatro imigrantes se afogaram quando o barco em que estavam afundou perto de uma ilha grega próxima à Turquia, disse a guarda-costeira da Grécia nesta quinta-feira, à medida que pessoas em busca de asilo continuam a tentar a travessia para a Europa, apesar das severas condições de inverno.

“Um homem que conseguiu nadar até a costa disse às autoridades gregas que o barco transportava de 40 a 45 pessoas”, disse o oficial da guarda-costeira.

O naufrágio aconteceu na quarta-feira ao norte da ilha de Samos, no leste do mar Egeu, perto do litoral turco.

Dez pessoas foram resgatadas até o momento, e embarcações da guarda-costeira e da agência europeia Frontex buscam por mais sobreviventes.

Mais de 600 mil refugiados e imigrantes em fuga de países em guerra como Síria e Afeganistão entraram na Grécia a partir da Turquia no ano passado, arriscando a curta mas perigosa travessia marítima, muitas vezes em barcos infláveis. Centenas se afogaram.

Um dia antes, seis imigrantes, incluindo uma criança, morreram afogados quando seu barco afundou perto da ilha de Kos, também próxima à Turquia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos