Ações europeias fecham em alta após corte de juros no Japão

Por Danilo Masoni e Atul Prakash

MILÃO/LONDRES (Reuters) - O principal índice de ações europeias subiu nesta sexta-feira, após o Banco do Japão surpreender o mercado em uma votação apertada para implementar taxas de juros negativas, numa tentativa de elevar a inflação.

O índice FTSEurofirst 300 fechou em alta de 2,27 por cento, a 1.348 pontos, subindo pela segunda semana seguida. O início de ano turbulento por temores de desaceleração da China e com a queda nos preços do petróleo levou o índice a acumular queda de 6 por cento em janeiro, a pior queda mensal para um começo de ano desde 2008.

O banco central do Japão informou que cobraria 0,1 por cento por excesso de reservas paradas, uma política agressiva para lutar contra a deflação, implementada anteriormente pelo Banco Central Europeu.

"A decisão do Banco do Japão foi uma enorme surpresa; é mais impressão de dinheiro em grande escala após terem informado os mercados que não fariam isso. Isso levou investidores europeus a apertar o botão de risco", disse o chefe de pesquisa do BNP Paribas Fortis Global Markets, Philippe Gijsels.

"Essas ações tipicamente ajudam ativos de maior risco".

Entre as principais altas setoriais, o índice bancário europeu subiu 2,77 por cento após um balanço forte do espanhol Banco Sabadell e com alguns bancos italianos sustentados por especulações sobre possíveis fusões.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 2,56 por cento, a 6.083 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,64 por cento, a 9.798 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 2,19 por cento, a 4.417 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 2,57 por cento, a 18.657 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 2,62 por cento, a 8.815 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,76 por cento, a 5.065 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos